O que qualifica um sinistro, como proceder e como o seguro pode me ajudar
O sinistro é justamente aquilo que todos queremos evitar ao comprar um carro mas todos estamos sujeitos a isso e é preciso saber como agir nesse momento para ter o melhor suporte da seguradora.
Mas o que a seguradora considera como sinistro?
O sinistro é qualquer tipo de incidente que causa dano ou prejuízo ao seu carro, em que a seguradora precise ser acionada para solucionar o problema.
Quais são os tipos de sinistro?
De acordo com o tamanho do estrago ela classifica esse sinistro como Perda Parcial ou Perda Total, para assim tomar as medidas cabíveis em cada caso. Você pode entender como a seguradora faz essa classificação, clicando aqui.
A quais sinistros você está sujeito?
No seu contrato – também conhecido como apólice – você vai encontrar a lista de sinistros que o seu seguro cobre mas geralmente são esses:
1. Roubo ou Furto;
2. Colisão;
3. Incêndio;
4. Enchente;
5. Quebra de vidros, retrovisores e lanternas;
6. Atendimento a Terceiros.
Como agir em cada caso?
Para ter uma resposta rápida e eficiente da seguradora, é preciso que você tome os seguintes cuidados em cada caso de sinistro:
Roubo ou Furto
1. Não espere muito. Assim que você estiver livre de perigo, comunique à seguradora sobre o roubo ou furto que sofreu. Aproveite para comunicar a Polícia e fazer um Boletim de Ocorrência;
2. Em seguida, a seguradora vai analisar o ocorrido e juntamente com a polícia irá tentar recuperar o seu carro;
3. Depois disso, você deverá enviar todos os documentos que ela solicitar;
4. Terminada a análise, você é indenizado.
Colisão
1. Comunique à seguradora assim que a batida acontecer. Nesse momento você será indicado a qual oficina deve levar o seu carro e já poderá ser atendido com a cobertura de assistência 24 horas, caso você a tenha contratado. Se esta batida envolveu terceiros, você vai precisar fazer um Boletim de Ocorrência;
2. Nesse momento a seguradora avalia a situação e se terceiros foram envolvidos, é nesse momento que eles são ouvidos;
3. Seu carro será vistoriado na oficina indicada. Se outros veículos foram envolvidos, eles serão fotografados e analisados. Em caso de perda total, a seguradora vai pedir que você providencie alguns documentos;
4. A seguradora autoriza o conserto do seu carro e dos que foram envolvidos na colisão.
Incêndio
1. Independente do tamanho do estrago causado pelo fogo, comunique à seguradora e envie a documentação solicitada;
2. A seguradora vai avaliar seus documentos e os tipos de cobertura que você possui;
3. O carro é enviado para uma oficina para uma vistoria, que pode ser a que você indique ou a que a seguradora exija. Depende do que está no seu contrato;
4. A seguradora fará a indenização correspondente a perda parcial ou total.
Enchente
1. Independente da quantidade de água que atingiu o veículo, comunique à seguradora e envie os dados solicitados para fazer a vistoria;
2. A seguradora vai analisar seu tipo de cobertura e documentos;
3. O carro é enviado para uma oficina para uma vistoria, que pode ser a que você indique ou a que a seguradora exija. Depende do que está no seu contrato;
4. A seguradora fará a indenização correspondente a perda parcial ou total.
Quebra de vidros, retrovisores e lanternas
1. Após o incidente, comunique à seguradora, caso você tenha esse tipo de cobertura;
2. A seguradora avalia se pode trocar o ítem danificado;
3. Caso seja aprovado, basta agendar a troca no local indicado;
Atendimento a Terceiros
1. Primeiro comunique à seguradora sobre o acontecido e solicite o atendimento para terceiros;
2. Envie a documentação solicitada pela seguradora para fazer a vistoria;
3. Após a vistoria, a seguradora analisará o caso e fará a indenização cabível.
Fonte: comparaonline
Por: Fernanda Sales