Todo pneu traz em suas laterais uma grande quantidade de informações, que são muito úteis tanto para sua escolha como também para sua correta aplicação e utilização. As marcações são:
1. Nome do fabricante
2. Modelo do pneu
3. Características de dimensões e construção.
No exemplo:
P Indica que o pneu é para uso principal em veículos de passeio.
175 Largura da secção.
70 Série técnica: relação entre altura da secção (H) / largura da secção (S).
R Quando existir, indica estrutura radial.
13 Diâmetro interno do pneu (diâmetro do aro) em polegadas (D).
4. Índice de carga / código de velocidade.
ESPAÇO RESERVADO PARA AS IMAGENS CORRESPONDENTES
No exemplo:
82 Indica carga de 475kg. Veja tabela abaixo.
S Indica velocidade máxima de 180km/h. Veja tabela abaixo.
5. Pneu versão sem câmara (tubeless) ou com câmara (tube type).
6. Posição dos indicadores de desgaste T.W.I. (Tread Wear Indicators): quando atingidos, indicam o momento de retirada do pneu de uso (1,6mm de resíduo de banda de rodagem).
7. Local de fabricação.
8. Matrícula D.O.T.: indica estabelecimento de produção, tipo do pneu e período de fabricação.
9. Dados referentes à estrutura do pneu.
10. Carga e pressão máxima.
11. Registro de homologação.
12. Classificação do pneu junto a UTQG (Uniform Tyre Quality Grading).
13. Significa "Mud and Snow".
Notas:
1. A palavra REINFORCED, se houver, indica um pneu com estrutura reforçada, para veículos comerciais leves.
2. Quando o pneu tem posição de montagem, devem ser marcados nos flancos o lado interno e externo nos idiomas italiano, inglês, francês e alemão, por exigência de exportação.
O pneu correto
Para a escolha correta da dimensão e do tipo de pneu, consulte o Manual do Proprietário de seu veículo ou vá até a Br Pneus. Nela, você será orientado quanto ao produto mais adequado ao seu veículo: dimensão, desenho, índices de carga, velocidade etc.
A montagem de pneus de dimensões e tipos não recomendados pelo fabricante do veículo poderá alterar suas características originais de comportamento. Nunca monte um pneu com índice de carga e velocidade inferiores ao recomendado pelo fabricante do veículo.