O sistema elétrico controla a alimentação dos componentes elétricos e eletrônicos, como luzes, ar condicionado, computador de bordo e vidros elétricos. Esse sistema é também o responsável pela partida do veículo.
Dicas Peças em bom estado - Sistema eficaz
Se não for utilizar o veículo por mais de uma semana, é recomendável desligar o cabo negativo da bateria.
Faça periodicamente um check-up no sistema elétrico, verificando o sistema de carga, tensão da correia e acessórios elétricos com defeito.
Fique de olho nas lâmpadas e cuide da sua segurança.
Bateria
A bateria armazena energia para o arranque do motor e o funcionamento das luzes e outros equipamentos elétricos, quando o carro está parado.
Existem dois tipos de bateria. A chamada bateria selada, sem manutenção, que dispensa adicionamento de água, e a bateria com manutenção, à qual deve-se acrescentar água destilada sempre que o nível de solução estiver baixo.
Alternador
Acionado por uma correia ligada ao motor, o alternador é um gerador de corrente elétrica que carrega a bateria e alimenta o sistema elétrico com o motor em funcionamento.
Regulador de Voltagem
O regulador de voltagem impede que a bateria fique sobrecarregada e que haja danos nos dispositivos elétricos.
Bobina
Parte do sistema de ignição, a bobina é responsável pela corrente de alta tensão que irá gerar a centelha na vela de ignição. A vela, por sua vez, inicia a queima da mistura ar-combustível mantendo a câmara dentro da faixa de temperatura ideal de trabalho.
Distribuidor
Como o nome diz, esse componente distribui a alta tensão e a corrente elétrica para as velas.
Fusíveis
Os fusíveis compõem um dispositivo de proteção a curto-circuitos no sistema elétrico. Procure
sempre ter no carro alguns fusíveis de reserva.
Lâmpadas
A segurança no trânsito passa pelo bom funcionamento das lâmpadas de iluminação e de sinalização..